SIGEurb

Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica Aplicados à Engenharia Urbana

Histórico

By on 8 de julho de 2016

O SIGEUrb surgiu a partir de Estudos de Localização Industrial, coordenados pelo Prof. Carlos Alberto Nunes Cosenza e  desenvolvidos no Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ, que demandaram a aplicação de SIG em vários projetos para o Governo Estadual do RJ, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobrás-Gas e Energia (ver aba Projetos). Estes estudos foram inicialmente desenvolvidos no âmbito do atual LabFuzzy (PEP/COPPE/UFRJ).

Com a criação do Programa de Engenharia Urbana (PEU) da POLI/UFRJ em 2007, o Prof. Fernando Rodrigues Lima, que trabalhou com o Prof. Cosenza gerenciando as atividades de SIG destes projetos, implementou este laboratório no âmbito deste novo Programa, e então estas aplicações de SIG passaram a ser pesquisadas e desenvolvidas pelo nosso SIGEUrb.

Ao longo de sua evolução no PEU/POLI/UFRJ, o SIGEUrb estabeleceu importantes parcerias locais e internacionais. Há cerca de 3 anos vem trabalhando com a Prefeitura Universitária da UFRJ, desenvolvendo bases digitais para estudos de mobilidade e infraestrutura. Há cerca de 7 anos trabalha diretamente em conjunto com o GSU/UTC, Departamento de Engenharia de Sistemas Urbanos da Universidade de Tecnologia de Compiègne / França, tendo desenvolvido junto com seu atual Diretor, Prof. Gilles Morel, e os alunos de graduação e mestrado de ambas as universidades, vários projetos de pesquisa na área de SIG aplicado às cidades. Também mantém há 3 anos parceria com o Politécnico de Milano, através do Prof. Massimo Tali, tendo produzido vários dados de SIG para os projeto que este instituto desenvolve com temática em comunidades do Rio de Janeiro.

Conta também com parcerias com a ESRI/Imagem (ArcGIS), conduzida através de seu gestor Academico, Prof. Abimael Cereda, e com o LabGIS da UERJ, através de seu Coordenador Acadêmico Prof. José Augusto Sapienza.

Atualmente o SIGEUrb pesquisa indicadores e modela redes de infraestrutura para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de forma a avaliar através do ambiente SIG o desempenho de projetos e cenários sugeridos. A equipe é formada por alunos de várias habilitações e níveis acadêmicos, mantendo assim a proposta de abordagem sistêmica e generalista que diferencia o PEU/POLI/UFRJ de outras propostas de abordagem às cidades.

O SIGEUrb está instalado no Bloco D do CT da UFRJ, na sala D-108, onde opera em espaço compartilhado com o Departamento de Expressão Gráfica (DEG), que introduziu e leciona as disciplinas de SIG na POLI/UFRJ.